orisunconsultoria-com-br-356354.hostingersite.com

Boas vindas!

Fiquei pensando sobre qual conteúdo poderia apresentar para inaugurar as pautas deste blog por algum tempo e achei justo fazer uma breve apresentação de quem sou e as razões que me fizeram chegar até aqui e propor reflexões sobre saúde integral e trabalho.

Acredito muito que nossas ações podem ser muito valiosas quando acreditamos verdadeiramente nelas e, para isso, logo mais vão compreender como minha própria história se tornou combustível para contribuir de algum modo para a busca de bem-estar em muitos contextos, inclusive no ambiente de trabalho.

Sou uma mulher negra e nordestina, criada numa família majoritariamente composta por outras mulheres, tendo como liderança inspiradora Dona Chica, minha mãe, que bravamente, desde muito cedo, talvez até sem saber, nos ensinava o valor do trabalho, da educação e do bem-viver. Com os recursos que tinha à disposição e muita sabedoria, me apresentou as primeiras lições sobre as relações com o trabalho e o cuidado. Trabalhávamos duro, mas fazíamos pausas para almoço, lanches e, sempre que possível, ainda tínhamos espaço para brincar e dormir. A valorização que ela tinha pela educação, mesmo diante das limitações sociais, me levou à formação de professora de Educação Infantil, uma Graduação em Psicologia e uma especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho, com ênfase em saúde da pessoa trabalhadora.

Desde que comecei a trabalhar “formalmente”, alguma coisa me deixava inquieta em se tratando das condições de trabalho das pessoas. Eu ainda não sabia o que fazer com aquele incômodo, mas sempre tive certeza de que sempre faria o possível para oferecer ao meu corpo ambientes que lhe fizessem bem e, com este pensamento, circulei por diferentes locais de trabalho, uns mais, outros menos favoráveis, mas em todos eles foram possíveis muitos aprendizados para poder oferecer as minhas contribuições a outras pessoas que estão dispostas a ter uma relação de trabalho mais saudável. Além disso, estive em posições estratégicas de liderança, o que pode colaborar para que outros líderes possam ter insights sobre boas práticas para com suas pessoas.

Falar de trabalho e saúde na mesma frase poderia ser algo natural, porém parece que são controversos. É como se um anulasse o outro! Esse é um pensamento que, infelizmente, se justifica, porque ainda carregamos o histórico de uma sociedade que tem como base fundante um longo processo de escravização. Conscientemente ou não, por vezes criamos uma relação adoecida com o trabalho, no amor ou na dor (falarei sobre isso melhor em um outro momento). Risos.

Ao longo da vida, estive em diferentes formatos de trabalho. Atualmente lido bem com o modelo Home Office, mas por vezes preciso me deslocar para algumas consultorias presenciais e, para garantir o combinado que fiz de proteger meu corpo, preciso fazer alguns acordos internos e externos que proporcionem condições favoráveis de saúde em sua integralidade. É desafiador, mas sinto e sou responsável por isso! Diante dos movimentos, ritmos e tempos diversos, elenquei alguns pontos que são inegociáveis: 

  • Dormir pelo menos 6 horas todas as noites.
  • Beber pelo menos 4 litros de água.
  • Fazer 1 hora de almoço.
  • Praticar atividade física (corredora de rua e puxadora de ferro, sim!).  

Eu tenho consciência de que esta não é uma realidade para todas as pessoas. Cada um(a) sabe de seus desafios diários e limitações e faz o que pode. O tamanho da lista pode variar, pode ser menor ou maior do que a minha. No entanto, lembrar de tê-la nos ajuda a manter nossa conexão com nosso corpo e nossa vida.

O trabalho é uma parte importante da nossa vida. Ele é um meio e não um fim. A experiência do ato de trabalhar e promover saúde é um tema que requer boas reflexões e meu convite é que possamos ter canais como este para dar eco para quais possibilidades podemos ter para redução de riscos de adoecimento, a partir da psicologia do trabalho, no trabalho e para a pessoa trabalhadora.